A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) vai retomar as suas atividades em Camaçari a partir do ano que vem. A expectativa da Proquigel Química, empresa que pertence ao grupo Unigel e que arrendou a fábrica pelo período de 10 anos (renováveis por mais 10), é que a unidade comece a operar a partir de 1º de janeiro. Com a reativação, a expectativa é gerar mais de 1.500 empregos diretos e indiretos.
Em um momento de crise na saúde e sérios danos por conta da pandemia do novo coronavírus, uma notícia de geração de empregos pode ser uma injeção de ânimo para a economia local. De acordo com a empresa, algumas pessoas que já trabalharam na fábrica poderão ser reaproveitadas, mas novos profissionais também terão oportunidade. “A gente pretende contratar muita gente que conhece a operação dessa unidade, e vamos contratar gente nova também, de preferência todo mundo local”, disse o CEO da Unigel, Roberto Noronha, em entrevista ao jornal A Tarde.
Além de acender uma luz para quem está em busca de nova oportunidade de emprego em Camaçari, a reativação da fábrica vai ser importante para a arrecadação de impostos para o município, que também vem amargando experiências pouco amistosas com as perdas enfrentadas pela indústria nos últimos anos.
A solicitação para a transação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e a publicação foi feita no Diário Oficial da União do dia 17 de julho. A Unigel agora aguarda a oficialização da transmissão de posse da Petrobrás, que deve ocorrer até o final do mês. O investimento programado na unidade de Camaçari é de R$ 95 milhões. O grupo também arrendou a Fafen de Aracaju, no estado de Sergipe.