O governo da Bahia já recebeu R$ 2,15 bilhões de indenização da Ford devido ao fechamento da fábrica localizada em Camaçari. Após acordo entre as partes, foi selado um termo aditivo ao contrato firmado em 2014, ano em que a empresa garantiu que realizaria investimentos no complexo industrial, mediante as ações de fomento e financiamento de capital de giro por parte do estado.
A informação foi confirmada, nesta sexta-feira (18), pelo G1. Segundo apurado pelo portal junto a fontes ligadas ao governo de Rui Costa (PT), os benefícios concedidos à montadora foram parâmetro das negociações, até chegar ao valor da idenização. Este foi acrescido de correção monetária.
A empresa afirmou no acordo que vem colaborando com os parceiros de negócio para desenvolver um plano de redução dos impactos do encerramento da produção na Bahia. Esta colaboração inclui sindicatos, distribuidores e fornecedores.
Foi reiterada ainda a permanência do Centro de Desenvolvimento de Produto na Bahia, devendo passar a prestar serviços de pesquisa, engenharia automotiva, desenvolvimento e outros. A intenção seria preservar a mão de obra e a parceria com universidades e centros de pesquisa.
Estima-se que 12 mil empregos foram perdidos com o fechamento da fábrica de Camaçari. Quando a empresa anunciou que encerraria a produção, em janeiro, o prefeito da cidade, Elinaldo Araújo (DEM), revelou que o município perderá 10% de sua arrecadação.
Esse dinheiro deveria ser rateado entre os empregados. O que Rui Costa fez com essa bolada?