As celebrações em honra à “rainha do mar” em Arembepe, Costa de Camaçari, foram marcadas por fé, cultura e tradição nesta sexta-feira (2). Moradores, turistas e visitantes reuniram-se para comemorar o Dia de Iemanjá, rendendo reverências à mãe dos orixás e protetora dos pescadores desde as primeiras horas da manhã, com a tradicional alvorada de fogos. As comemorações também ocorrem nas praias de Itacimirim e Jauá.
Logo após, um cortejo cultural animado pela banda de sopro Status, grupos de capoeira e manifestações populares tomou as ruas por volta das 6h. Em seguida, a procissão seguiu para o ritual religioso de entrega das oferendas, onde diversos balaios foram depositados nas embarcações e levados para o alto-mar durante a habitual procissão marítima na Praia do Canal.
VEJA FOTOS:
Rosana Almeida, representante da comissão organizadora do evento, emocionada, compartilhou a história do presente, que há 52 anos vem sendo realizado, destacando sua ligação familiar e a importância de preservar a tradição e ancestralidade. O subsecretário da Prefeitura Avançada da Costa, Fábio Lima, também presente na festividade, ressaltou a importância do evento e a participação popular, destacando a alegria de estar em mais uma celebração tradicional da região.
As apresentações culturais foram conduzidas pelos grupos de capoeira locais, como Abolição, Inzo e Kirubê, sob a liderança dos mestres Bobô, Orelha e Bolinho, respectivamente. Após a parte religiosa, a comunidade desfrutou da festa profana, animada pelos grupos D’ Resenha, Samba do Litoral (SDL) e Samba Na Praça, em Arembepe.
A homenagem a Iemanjá em Arembepe é organizada pela Comissão dos Festejos de Dona Lindaura, com o apoio da Prefeitura de Camaçari, através da Coordenação de Eventos, vinculada à Secretaria de Governo (Segov).