O céu de Camaçari nesta terça-feira (6) está tomada por uma forte neblina cinza, causada pela fumaça oriunda do Polo Industrial da cidade. A queima de produtos já é um ato comum nas fábricas instaladas ali, mas desta vez, aparentemente está com força maior e prolongada, já que desde manhã os moradores presenciam as chamas se ampliarem.
Populares demonstram preocupação em relação à saúde, pois a queimada gera impactos na poluição no ar e, consequentemente, aumenta o índice de problemas respiratórios daqueles que inalam. A continuidade da ação pode estar associada a alguma situação que necessite de segurança, sendo acionado o flare – dispositivo padrão utilizado pelas indústrias químicas e petroquímicas em ocasiões delicadas.
A Braskem, que está localizada no Polo, se posicionou sobre o caso e alegou que o processo é rotineiro e não afeta problemas para os moradores das redondezas, no entanto, não disse se há expectativa de quando a queima irá terminar.
“Esse sistema de segurança é utilizado nas indústrias […] que seguem as mais rigorosas normas nacionais e internacionais de segurança, saúde e proteção ao meio ambiente. O sistema foi acionado na unidade de Químicos 1, como medida de prevenção, sendo que a situação não oferece risco à população do entorno do Polo Industrial.”