O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes criticou duramente o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, em uma entrevista dada ao jornalista Reinaldo Azevedo em seu podcast “Reconversa”.
Na ocasião, ele caracterizou o atual senador paranaense pelo União Brasil como um “juiz mal escolhido, mal formado e que não sabia o que era processo”.
Ainda na conversa, o juiz do Supremo alfineta o parlamentar, questionando o seu conhecimento básico da língua portuguesa. “Que prova errada a gente fez para permitir que o sujeito escreva ‘conje’?”, perguntou ao entrevistador, em referência a um pronunciamento de Moro, enquanto ministro da Justiça, onde ele errou a pronúncia da palavra ‘cônjuge”, que se refere à pessoa com quem se mantém uma relação amorosa.
De imediato, o senador rebateu as falas de Gilmar em seu Twitter. No texto, Moro diz que as opiniões dadas são “mentiras e ofensas pessoais absolutamente desarrazoadas” e aproveita também para atacar Reinaldo Azevedo, o chamando de “jornalista petista”.
As afirmações do Min Gilmar Mendes feitas a um jornalista petista vão além de opiniões. São mentiras e ofensas pessoais absolutamente desarrazoadas. Repudio a violação ao decoro judicial, ao tempo que registro meu apreço ao STF e à profissão de magistrado, que exerci com…
— Sergio Moro (@SF_Moro) March 29, 2023