Em meio às ondas de ameaça e ataques violentos nas escolas em todo o pais, o governo do Estado decretou a criação do Conselho Interinstitucional de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais da Bahia (CISE). A decisão foi publicada no Diário Oficial deste sábado (15).
O CISE visa ser um meio de reunião entre órgãos e entidades do funcionalismo público, além de ter a participação da sociedade civil. Ainda de acordo com a publicação, assinada pelo governador em exercício Geraldo Júnior, a iniciativa vai favorecer a atuação colaborativa para a construção de ambientes educacionais isentos de ameaças a estudantes, professores, dirigentes e famílias, e a instalação de medidas com a meta de manter a paz e ordem social.
O novo conselho será composto pelos chefes dos determinados órgãos: Secretaria da Educação – SEC, que terá o cargo da presidência; Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH; Secretaria de Comunicação – SECOM; Casa Civil; Secretaria da Segurança Pública – SSP; Polícias Civil e Militar da Bahia; Departamento de Polícia Técnica – DPT, entre outros.