A prefeita Rilza Valentim (PT), reeleita para governar São Francisco do Conde, é o nome escolhido pela base do governo para disputar a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). A definição, foi tomada nesta quarta-feira (9), durante reuniãocom ntegrantes da base estadual e potenciais candidatos.

A gestora concorreu com os prefeitos Ricardo Machado (Santo Amaro), Osni Cardoso (Serrinha), José Bonifácio Marques (Ruy Barbosa) e Antônio Magno (Vera Cruz), mas foi escolhida por consenso.

Atualmente o órgão é presidido pelo ex-prefeito de Camaçari Luiz Caetano. O petista, um dos líderes do processo, tinha como candidata a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB). Quitéria retirou seu nome por falta de apoio, após perceber que não havia reunido força política necessária para continuar na disputa, mas impôs a condição de só apoiar Rilza por ser sua amiga pessoal.

As articulações agora devem partir para a negociação com a base do governo estadual, já que também pleiteiam o posto os prefeitos de Barra do Rocha, Oberdan Rocha (PP); de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz Filho (PP); de Itapicuru, José Moreira (PDT); e de Santo Estevão, Orlando Santiago (PSD).

Se eleita, Rilza será a primeira mulher a exercer o cargo e o 25º presidente da UPB, fundada em 1964, no qual ficará pelo próximo biênio. O primeiro foi José Eldoro Reis, em 1991. O pleito acontece no próximo dia 23 de janeiro, onde mais de 400 prefeitos da Bahia estão habilitados a votar.