Em um comentário veiculado pelo programa Bahia No Ar, na manhã desta segunda-feira, 11, o advogado Gustavo Ferraz, falou sobre a importância das creches públicas, não só para o início da educação infantil, como também para suporte das famílias mais carentes do país.
O advogado destacou que as creches possibilitam o crescimento da renda familiar, tendo em vista, que a ferramenta oportuniza condições para que as mães dessas crianças voltem ou sejam introduzidas no mercado de trabalho. Ferraz enfatizou também, que é essencial o desenvolvimento de políticas públicas que incentivem e promovam o acesso as vagas nas creches e completa que essa questão é um desafio da gestão pública em todo o território nacional.
Trazendo para a realidade do município de Lauro de Freitas, Ferraz pontuou que a cidade há muito tempo não discute a situação da educação infantil de forma realista. Conforme Ferraz, o município tem uma série de prédios em condições precárias, que não atende as necessidades das crianças.
Segundo ele, outro problema é o número baixo de vagas. São apenas 1.800 vagas em toda cidade, para um deficit de quase 8 mil vagas. O advogado enfatizou que um dos bairros mais necessitados é o de Vida Nova. Com aproximadamente 20 mil habitantes, a localidade dispõe de apenas uma creche pública.
Por fim, o comentarista criticou a obra de uma mini creche que já dura sete anos, no bairro da Itinga e que não tem nenhuma previsão de inauguração.
“A má gestão dos recursos e a morosidade das obras tem sido uma marca em Lauro de Freitas. A atual gestora caminhou pelas ruas defendendo uma cidade educadora, mas até aqui só temos palavras ao vento”, finalizou.