A cerimônia de hasteamento da certificação Bandeira Azul, para a temporada 2023/2024, será realizada nesta quinta-feira (21), às 9h, na Rua 9, na praia de Itacimirim, e às 10h, no Condomínio Paraíso, em Guarajuba.
A conquista do selo internacional, por mais um ano consecutivo, reconhece os esforços e atividades realizados pela Prefeitura de Camaçari em prol da recuperação e conservação dos ambientes naturais.
A renovação do selo acontece pela 5ª vez na praia do Paraíso, em Guarajuba, e pela 4ª na praia da Espera, em Itacimirim. Para conquistar a certificação novamente foi necessário o cumprimento de 34 critérios, com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.
O selo Bandeira Azul é de caráter socioambiental concedido pela organização dinamarquesa Foundation for Environmental Education (FEE). No Brasil é operado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).
Guarajuba e Itacimirim têm selo Bandeira Azul renovado para mais uma temporada
O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Camaçari para a consolidação do turismo no município foi reconhecido por mais um ano com a renovação do prêmio Bandeira Azul para a temporada 2023/2024. Este é o quinto ano consecutivo que as praias do Paraíso, em Guarajuba, e o quarto ano seguido que a da Espera, em Itacimirim, recebem o selo que reconhece os esforços e atividades realizados pela gestão em prol da recuperação e conservação dos ambientes naturais.
Para se qualificar ao programa, durante todo o ano os locais precisam cumprir 32 requisitos, com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. O selo internacional Bandeira Azul é promovido pela Foundation for Environmental Education (FEE) e operado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).
A secretária de Turismo, Cristiane Bacelar, destacou a união de esforços entre a gestão, a comunidade local e entidades de classe para a conquista do selo. “Isso mostra como Camaçari vem se fortalecendo para o turismo, com um comprometimento muito maior em relação à atividade na cidade, tanto do entendimento da parte da gestão, quanto da população local. Sem falar na importância que duas certificações Bandeira Azul trazem para a nossa cidade, pois atrai um público diferenciado, que vem gastar suas reservas aqui, passar um tempo maior, fortalecer nossa economia e nossa população, gerando oportunidades de emprego e renda”, afirmou.