A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) de Camaçari, localizada na avenida Jorge Amado, está com os estoques de bolsas de sangue em estado crítico. De acordo com a assistente social da unidade, Ariane Santos, a necessidade de doação mais urgente é para os tipos O-, O+ e B-. “No inicio do ano, a gente estava com estoque zerado para quase todos os tipos sanguíneos”, afirma Ariane.

De acordo com ela, a justificativa para a redução se deve principalmente ao fato de os doadores apresentarem sintomas gripais, o que impossibilita as doações. “A gente teve uma redução por causa desta questão. A minha maior dificuldade é convencer os doadores a irem na Hemoba, porque muitos apresentam sintomas gripais, tiveram contato com alguém nesta situação ou relacionado à Covid-19”, explica.

Quem pode doar?

Para doar sangue, o voluntário deve usar a máscara de proteção individual, estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 kg, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por pelo menos duas horas e ter entre 16 e 69 anos incompletos. No caso dos adolescentes, é preciso estar acompanhado de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional, além de cartão de vacinação.

Pessoas que testaram positivo para a Covid-19 e estão assintomáticas, podem doar sangue 10 dias após a data de realização do exame. Já os candidatos à doação de sangue que tiveram contato próximo a um caso confirmado de Covid-19 durante o seu período de transmissão (10 dias, segundo o Ministério da Saúde), podem doar após sete dias do último contato com a pessoa positivada.

0 0 votos
Article Rating