Na manhã deste sábado (10), o programa Roque Santos e o Povo, através do quadro essa é minha comunidade, contou um pouco da história da localidade de Barra do Jacuípe, que fica na costa de Camaçari.

Através de muitas histórias contadas pelas pessoas que moram na comunidade, foi possível conhecer um pouco desse lugar, que tem por nome de origem indígena, que atrai tantas pessoas, com uma paisagem linda, povo hospitaleiro, e que tem como atrativo, o encontro do rio com o mar.

Praia de Barra do Jacuípe, na Costa de Camaçari- Ba. Foto: Mary Moraes.

Uma das moradoras que participaram do programa foi Maria Nascimento, nascida e criada em Barra do Jacuípe, fala sobre as mudanças que aconteceram no local com o decorrer dos anos. Segundo Maria, a chegada do progresso tem seu lado positivo e negativo, ela lembra que antigamente os moradores utilizavam muito as canoas, e agora utilizam barcos a motor, e isso teve um grande impacto ambiental, assim como a chegada dos condomínios que teve aspectos negativos e positivos.

“Melhorou muito Jacuípe, precisa melhorar, mas muita coisa melhorou nesses 49 anos, e principalmente na questão das escolas, hoje temos a escola de fundamental 1, e escola de fundamental 2. Antigamente eu e meus irmãos íamos para Arembepe, íamos a é para estudar”, disse Maria Nascimento.

No programa, foi possível também conhecer Barra do Jacuípe, através de Seu Filó, de 106 anos. Segundo ele, que era pescador, o rio dava antigamente muita fartura. Ele que ainda cuida de uma pequena plantação na sua casa, disse que foi um dos fundadores do Projeto Tamar, em Camaçari, e que trabalhou 35 anos no local. “Para ir para Camaçari, Dias D’ávila, Itapuã, tudo isso era montado no burro, hoje em dia graças a Deus mudou muito”, disse.

Seu Filó de 106 anos

Os moradores também falaram sobre o turismo, a culinária, e o artesanato de Barro do Jacuípe, e também chamaram atenção para a situação que incomoda os moradores, que é a situação das motos aquáticas no rio, que incomoda muitos, principalmente os ribeirinhos.

Veja o programa completo:

0 0 votos
Article Rating