Criatividade, domínio das técnicas de criação artística (pintura e escultura), interesse por formas e cores, habilidade motora e sensorial. Qual profissional necessita ter todas estas características reunidas?
Se você arriscou "Artista Plástico", acertou. Hoje, 8 de maio, é a data em que se comemora o dia deste profissional. Ele, que pode atuar em diversos segmentos – desde galerias de arte até agências de propaganda e marketing -, além de enfrentar os peculiares desafios concernentes à sua função, precisa encarar outro: a banalização da cultura.
As artes plásticas são todas as expressões artísticas que se concretizam em formas e imagens. A definição de arte é algo muito subjetivo, já que diz respeito ao universo de impressões e contextualizações de cada autor. Na arte há o predomínio da subjetividade e com ela a sensibilidade aguçada.
E uma sociedade capitalista e consumista, marcada pelo ritmo frenético e superficial das coisas, tende a diminuir sua importância. Por outro lado, se a maioria indica não valorizar as belas – artes, a minoria tende a enxergá-la melhor. A jornalista Angelina Celeste é um exemplo. Admiradora de 'todos os tipos' de arte, ela conta que esteve em São Paulo durante quatro meses e aproveitou o período para visitar várias exposições. "Visitei Guerra e Paz de Portinari. Fiquei encantada. A arte fervilha por lá". E tenta traduzir as sensações do autor: "Significa um momento único do artista, onde ele passa o seu sentimento para nós através desta expressão".
Mercado de trabalho do Artista Plástico
Um artista plástico pode atuar, ainda, em empresas de restauração artística, museus, cursos de arte, escritórios de assessoria artística, criação própria de obras de arte para a venda, organização de exposições, empresas de design de produtos e escolas de ensino fundamental e médio.
Ele poderá complementar seu currículo com cursos na área de design de objetos, ensino de arte, arte e marketing, museologia, restauração de obras de arte, história da arte, etc.
Por Rafaela Pio