Um fato inusitado chamou a atenção do país, após um catarinense de 33 anos, cantar e tocar violão durante uma cirurgia para remoção de um tumor cerebral. O catarinense Anthony Kullkamp Dias foi submetido ao procedimento há uma semana e teve alta médica na última quarta-feira (3).

homem_violao_cirurgia
A técnica cirúrgica é considerada inédita

Para que os neurocirurgiões pudessem monitorar e acompanhar as atividades motoras do paciente, no sentido de garantir que não houvesse nenhum comprometimento de outras áreas, foi permitido que o jovem tocasse o instrumento e cantasse. No repertório, canções dos Beatles, Roupa Nova, Trio Parada Dura e uma canção autoral que compôs para o filho recém-nascido.

A cirurgia, realizada em um hospital da cidade de Tubarão, durou nove horas e Anthony recebeu anestesia local e analgésicos para suportar as dores. Procedimentos cirúrgicos no cérebro, normalmente são realizados com anestesia geral, porém, no caso do catarinense, a equipe médica precisava se certificar de que, com a retirada do tumor, funções como a fala e motora, não fossem atingidas

Anthony, que é músico profissional e atualmente trabalha em uma agência bancária, acredita que o dom que tem da música, contribuiu para que o procedimento fosse concluído com sucesso.