Um paciente morreu sentado, enquanto aguardava atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Rio de Janeiro. O caso ocorreu na noite da última sexta-feira (13) e ganhou repercussão nacional neste fim de semana, por conta do descaso e negligência médica.
José Augusto Mota Silva, de 32 anos, buscou a UPA da Cidade de Deus se queixando de fortes dores e acabou sendo triado como um caso não grave. No entanto, na sala de espera, o homem entrou em estado de inconsciência, não reagindo mais. Toda a crítica situação foi registrada por outra pessoa, em um vídeo divulgado nas redes.
Só assim que os funcionários atuam, colocando-o em uma maca, mas era tarde demais. José teve o óbito constatado na sala vermelha, após uma parada cardiorrespiratória.
O secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, se pronunciou depois do caso explodir na imprensa nacional. Em nota, o chefe da pasta afirmou que vai demitir todos os funcionários que estavam de plantão na UPA. “[Eles] responderão sindicância e serão denunciados nos seus respectivos conselhos de classe. É inadmissível não perceberem a gravidade do caso“, complementou.