A paciente Joana Maria dos Santos Pereira, de 77 anos, aguarda desde a última quinta-feira (15) uma vaga de leito UTI em um hospital especializado para tratar o caso de arritmia cardíaca que apresenta.
Moradora de Dias D’Ávila, a idosa foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade na quarta (14) e, na manhã do dia seguinte, foi encaminhada para o Hospital Municipal Dilton Bispo de Santana, onde está até agora.
De acordo com a neta, Jéssica, na unidade foram feitos somente exames de eletrocardiograma, além do acompanhamento periódico de seu caso, que inspira cuidados pois a idosa é hipertensa.
“Ela precisa realizar exames específicos e o hospital que ela se encontra não tem estrutura para isso. A equipe diz que nada pode ser feito além disso, pois o caso agora é com a regulação”, afirma.
A responsável pelo sistema de regulação na Bahia é a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que, de acordo com Jéssica, diversas vezes deu posicionamento negativo sobre o processo de transferência de dona Joana. “Isso é um descaso. O governo demora tanto, sempre fala que não há leitos. Minha avó não é um caso isolado”, ressalta ela.
Procurada pelo Bahia no Ar, a Sesab ainda não nos deu retorno sobre o caso.