O bairro de Ilha de São João, em Simões Filho, foi o protagonista do programa Roque Santos e o Povo, exibido pela Rádio Sucesso, neste sábado (2). Na ocasião, moradores antigos do local relataram os desafios enfrentados ao longo de sua história e as conquistas que tiveram após tanta luta.

Maria Amélia conta que chegou ali 40 anos atrás, após muito procurar por um apartamento nos classificados dos jornais. Em seguida, abriu o seu bar chamado “O Redondo de Amélia”, que reunia a população com muita seresta e discoteca. No entanto, nem só de alegrias foram essas quatro décadas.

“Houve uma situação difícil em Ilha de São João, que foi marcante pra mim”, relembra, contando sobre a sexta-feira na qual estava em sua casa e uma amiga lhe chamou, contando que diversos vizinhos estavam sendo despejados de suas residências.

“Eu estava em dias com o meu apartamento, mas precisava ajudar. Um rapaz estava vendendo laranja e eu perguntei quanto ele queria para me dar seu microfone”, conta. Com a voz amplificada, Maria Amélia mobilizou toda a comunidade, entrou em contato com o prefeito e ajudou a contornar a situação, evitando o despejo, que comprometeria 20% dos moradores. Hoje ela diz que só deixará Ilha de São João quando deixar essa vida.

A mesma identificação foi demonstrada por Lilia Sandes, que lá vive desde o nascimento, 29 anos atrás. A moça aponta que a comunidade vem sendo melhor assistida pelo poder público com o passar dos anos, ressaltando a requalificação da Escola Idalia Clemente Braga Bertoso e a entrega do posto de saúde.

A cozinheira Edilai de Novaes também tem muito o que comemorar. Ela sonhava em morar no bairro desde a infância, quando ainda vivia em Paripe, na cidade de Salvador. Quando finalmente ali chegou, decidiu que não sairia mais. Edilai se casou, ficou desempregada e começou a cozinhar por necessidade. Hoje ela se consagrou em sua profissão, administrando o restaurante Cantinho da Moqueca, frequentado até mesmo por famosos.

“Tudo começou em uma salinha e um quartinho, agarramos as oportunidades e fomos crescendo, enaltecendo o nome do nosso bairro. Ilha de São João é um lugar que sou apaixonada. Eu adoro isso aqui, isso aqui é muito bonito, gente!”, ela diz, contemplando a bela vista que tem da janela de seu empreendimento.

Confira mais dessas histórias:

0 0 votos
Article Rating