A região de Arembepe foi tomada por fumaça na tarde deste sábado (30). Um incêndio de grandes proporções atingiu uma Área de Proteção Ambiental (APA) localizado na costa de Camaçari, e causou problemas para os moradores e pessoas que passavam pelo local.

As chamas consumiram a vegetação da localidade Sangradouro e logo também prejudicou o trânsito das imediações. Motoristas e motociclistas tiveram dificuldades de transitar pela via, por conta do incidente. há relatos que alguns residentes na região, como crianças e idosos, tiveram que ser levados para uma unidade de saúde, em decorrência de problemas respiratórios decorrentes do incêndio.

Conforme relatado por alguns populares, o ocorrido não foi um acidente ou resultado de um clima seco. Na verdade, eles afirmam que a área pegou fogo por uma ação proposital, ou seja, uma iniciativa de pessoas que tinham como objetivo incendiar a vegetação, que é um crime ambiental.

Não é o primeiro caso do tipo. No decorrer do ano, diversas APA’s foram atingidas por incêndios de grande porte, sinalizando um possível movimento para destruir esses locais tão importantes para manutenção dos biomas nativos e equilíbrio no meio ambiente local, seja a flora (plantas) e fauna (animais).

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Camaçari foram procuradas pelo Bahia no Ar, mas até o fechamento desta matéria não houve posicionamento sobre o assunto. O espaço segue aberto para detalhamentos sobre ações de combate ao crime ambiental e desmatamento.

 

Ocorrência do mesmo tipo ocorreu em Arembepe há um mês

Um incêndio de grandes proporções atinge uma zona de mata na região de Arembepe, na costa de Camaçari, na noite do último dia 21 de novembro. Em vídeo que circula na internet é possível ver a gravidade do incidente, já que as chamas acabaram se alastrando de forma muito rápida no local, que aparentemente é uma Área de Proteção Ambiental (APA).

Pessoas que moram nas imediações reclamaram da situação, que causou complicações – principalmente no trato respiratório daqueles que já tem problemas – e também pontuaram que a ação de combate dos órgãos competentes demorou para começar. Ainda não se sabe se o incêndio foi causado de forma proposital, mas é a principal suspeita entre populares.

O portal Bahia no Ar procurou o Corpo de Bombeiros, responsável pelo controle destes casos de incêndio, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno. A Defesa Civil municipal, que atua no foco assistencial para minimizar impactos de ações como essa, afirma que o órgão já está fazendo um monitoramento do caso, leia a nota:

“A Defesa Civil (Compdec) informa que recebeu chamado sobre incêndio que atingiu uma mata em Arembepe, nesta terça. De prontidão, a equipe esteve no local para verificar a situação, e por se tratar de uma queimada na vegetação, sem riscos diretos à população, priorizou atender outra ocorrência que envolvia residências.

O coordenador Ivanaldo Soares destacou que para casos de incêndio ou de risco iminente, o órgão deve ser acionado pelos números 199, (71) 3622-7799 e 7755 ou, ainda, pelo celular (71) 99922-3433. O Corpo de Bombeiros também pode ser chamado através do número 193.”

 

Incêndios são recorrentes em Camaçari

No mesmo dia, um empreendimento acabou pegando fogo na região de Monte Gordo, próximo à 33ª Delegacia Territorial (DT). Não há maiores detalhes sobre o caso, mas segundo informações preliminares, felizmente não houve nenhum ferido.

Na noite de 27 de outubro, um supermercado da rede Mix sofreu um incidente no bairro Lama Preta. Populares registraram o incidente em vídeos, que circulam na internet. Nas imagens, é possível ver o estabelecimento sendo consumido pelo fogo. Aparentemente, o caso aconteceu após o atendimento do dia ser encerrado.

Bombeiros foram acionados para conter o fogo, no entanto, o órgão não se pronunciou sobre o caso. De acordo com informações preliminares, ninguém ficou ferido e ainda não se sabe se a estrutura do imóvel foi atingida pelas chamas.

Dias antes, em 20 de outbro, um incêndio foi registrado em um terreno baldio localizado na passagem de nível entre o 2 de Julho e o Bairro dos 46, em Camaçari. Populares registraram o momento, onde as chamas consumiam o terreno e demonstrava ser de grandes proporções.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas não há ainda dados do órgão sobre a ocorrência. Segundo informações iniciais, não houve feridos.

0 0 votos
Article Rating