O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), na manhã desta quinta-feira (20), realizou uma operação de combate ao desmatamento ilegal para produção de carvão na região da Cascalheira, em Camaçari.
Denúncias da ocorrência de desmatamento na região foram recebidas pelo Inema, que em conjunto com o Núcleo de Inteligência do IBAMA organizaram a Operação Capivara, nome dado em alusão ao rio que corta a região fiscalizada.
Segundo Miguel Calmon, responsável pela Coordenação de Fiscalização do Inema, as equipes dos dois órgãos confirmaram a ocorrência de áreas com supressão de vegetação nativa, que consumiram mais de 10 hectares, assim como da existência de um ponto específico onde a madeira cortada era acumulada para carvoejamento.
“Durante a fase de planejamento da operação, foram levantadas informações sobre os imóveis que compõem a área, e seus responsáveis serão posteriormente autuados e notificados pelas infrações ambientais constatadas”, afirmou o coordenador.
A comercialização do carvão ilegal produzido se dava ao longo da rodovia BA-099 próximos à comunidade de Catu de Abrantes, antes da praça de pedágio e era vendido principalmente aos finais de semana, servindo ao consumo de proprietários de residências no Litoral Norte. Os comerciantes irregulares foram abordados e orientados quanto à necessidade da regularização ambiental do produto, para que comercializem apenas carvão de procedência lícita.
Os órgãos ambientais garantem que irão realizar novas fases de fiscalização in loco e manter o monitoramento das áreas suprimidas, bem como dos locais de comércio clandestino do carvão.