Começam nesta sexta-feira (24), as inscrições para a primeira seleção deste ano do Programa Universidade para Todos (Prouni). O prazo segue até 28 de janeiro. A previsão é que sejam ofertadas 334 mil bolsas na edição do primeiro semestre. Para concorrer à bolsa integral, é preciso ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
A inscrição poderá ser feita através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.Para se inscrever, os interessados devem ter uma conta no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br e realizar o login com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha. A divulgação do resultado da 1ª chamada está prevista para 4 de fevereiro e da 2ª chamada no dia 28 de fevereiro. Interessados na lista de espera poderão se manifestar de 26 a 27 de março. O resultado da lista de espera será divulgado em 1º de abril.
Criado em 2004 e instituído pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O Prouni ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior.