O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, nesta segunda-feira (5), um novo calendário com os prazos de realização da prova de vida. Esta deve ser feita pelos aposentados e pensionistas para que tenham seus benefícios cortados.

O período de pandemia ocasionou a suspensão dos cortes, mas benefícios voltaram a ser bloqueados no início do mês de junho. O novo cronograma segue até agosto de 2022, mês em que os que tiverem a prova de vida vencida no mês de junho do ano que vem sofrerão bloqueio.

Vale lembrar que também é possível antecipar a prova de vida, caso seja da vontade do segurado. Caso tenha o pagamento suspenso por não ter feito a comprovação, é preciso que o aposentado ou pensionista compareça ao banco no qual costuma receber o pagamento. Segundo o INSS, lá é possível fazer a prova e ter o pagamento liberado na mesma hora.

Os que tiverem biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran), podem fazer a comprovação sem sair de casa, através do aplicativo do Meu INSS.

Confira o calendário:

imagem: Reprodução/G1
0 0 votos
Article Rating