O presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, Jaques Wagner (PT), criticou o discurso adotado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), na Cúpula de Líderes sobre o Clima, nesta quinta-feira (22). Na ocasião, diante de representantes de mais de 40 países, o líder do governo federal brasileiro disse que o país investe no setor e está na “vanguarda” do combate ao aquecimento global.

Para o petista, a fala de Jair foi mentirosa e vazia, apropriando-se de conquistas do governo feito pelo Partido dos Trabalhadores. “Decepcionante. Enquanto outros países se comprometem com avanços na área ambiental, o presidente apresenta discurso sem conteúdo e compromisso com o meio ambiente. Fala de ações que não são do seu governo e nega o desmatamento recorde que estamos tendo”, Wagner afirmou.

Durante sua participação no evento internacional, Jair Bolsonaro destacou limitações orçamentárias enfrentadas pelo país na busca com um desenvolvimento sustentável e pediu a colaboração de outras nações. Essa falta de recursos também foi questionada por Jaques Wagner. “Esquece que quase R$ 3 bilhões do Fundo da Amazônia só estão paralisados pela sua postura”, o senador apontou.

Os principais compromissos assumidos pelo presidente da República na Cúpula convocada pelo líder político dos Estados Unidos, Joe Biden, foi acabar com o desmatamento ilegal até 2030 e o possibilitar o fim da emissão de gases de efeito estufa em até 29 anos. “Mais uma fala vazia, com mentiras e sem nenhum plano para o país chegar à neutralidade das emissões em 2050”, Jaques Wagner criticou.

0 0 votos
Article Rating