O ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) disse, em entrevista à revista Carta Capital publicada nesta segunda (18), que voltará ao Brasil caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença a eleição deste ano.
“O Lula vencendo, eu volto porque eu vou fazer parte da reconstrução. O Lula vai precisar de muitos braços, inclusive no Parlamento. Eu espero que sejam eleitos muitos deputados e muitas deputadas de esquerda, centro-esquerda e da direita civilizada”, afirmou o baiano.
Em janeiro de 2019, o jornalista desistiu do mandato de deputado federal —eleito à época pelo PSOL— em meio a ameaças de morte. Atualmente, Wyllys mora em Barcelona, na Espanha.
“Então, pelo amor de Deus, figuras do naipe de Arthur Lira [presidente da Câmara] não podem ser reeleitas, sobretudo depois do papel que ele desempenhou nessa ruína. O Lula vai precisar de pessoas como eu e de gente que está disposta a reconstruir o país, cada um no seu papel”, disse o ex-deputado.
“Para mim, foi muito importante esse tempo fora do Brasil. Eu me protegi dessa violência, porque, sim, alguma coisa se passaria comigo, eu tenho certeza disso, por tudo o que eu vivi, as ameaças que eu sofri e por todo o protagonismo que eu tive em um primeiro momento contra a figura do Bolsonaro”, acrescentou.
A tensão entre Jean Wyllys e o presidente Jair Bolsonaro (PL) se deu em diversos capítulos, mas o auge foi no dia da votação do impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).
Bolsonaro votou favoravelmente à saída de Dilma, mas saudou o torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra, responsável por diversas torturas durante a ditadura militar, incluindo a da própria ex-presidente.
Depois de votar de forma contrária ao impeachment, com discurso enfático, Jean Wyllys cuspiu na direção do rival. Ele atribuiu o fato a supostas ofensas que Jair Bolsonaro dirigia a ele e a alguém o ter segurado pelo braço.
Fica por lá mesmo, não está fazendo falta
Fica por lá mesmo, não está fazendo falta
Fica por lá mesmo, não está fazendo falta
Fica por lá mesmo, não está fazendo falta
Fica por lá mesmo, não está fazendo falta
Fica por lá mesmo, não está fazendo falta
Aposto com quem quiser,vai passar um bom tempo por lá!!