O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), ainda está na China. Nesta segunda-feira (3), a maior fabricante de hélices para produção de energia eólica do mundo, Sinoma Blade, manifestou interesse em instalar uma fábrica em Camaçari e a intenção do projeto foi oficializada no encontro.
Em 24 de março, o prefeito Elinaldo Araújo (UB), assinou um protocolo de intenções para a instalação da Sinoma. Com a chegada do empreendimento, haverá um investimento de cerca de R$ 104 milhões, a oferta de 550 empregos diretos e 1.600 indiretos.
A unidade fabril será a primeira deste tipo a se instalar fora da China e funcionará na área da antiga empresa Tecsis, na Via Atlântica (BA-530), popularmente conhecida como Estrada da Cetrel.
O governador enfatizou que se compromete a ter ao menos 90% de baianos no quadro de funcionários. A comitiva do governador também esteve em outra sede de fabricante de aerogeradores, a Goldwind e o projeto previsto é de implementar uma dessas fabricas na Bahia, na cidade de Terra Nova.
O plano de viagem do governador variava entre 10 a 12 dias, mas segundo Jerônimo, caso o presidente Lula confirme a agenda para a visita ao país e seja necessário, a viagem será estendida. Enquanto isso, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) fica com o comando do estado.
Em 3 de abril, Jerônimo também está comemorando seu aniversario, devido ao fuso horário, ele já vem sendo parabenizado desde o dia 2, na China.