A linha de travessia marítima que liga Salvador ao município de Madre de Deus foi inaugurada nesta sexta-feira (5). A travessia terá duas saídas por dia saindo do terminal náutico do bairro do Comércio. O trajeto da Capital até Madre de Deus por terra é de 67 km, que dura cerca de 3 horas. Pelo mar, os terminais das duas cidades estão distantes 29 km, e a viagem marítima dura cerca de 1 hora.
Segundo a Seinfra, diariamente, as viagens de Salvador para Madre de Deus ocorrerão às 6h e às 17h, enquanto as saídas do município da região metropolitana para a capital baiana às 7h30 e às 18h30. As entradas custam R$ 8,30 de segunda-feira a sábado, mais taxa de embarque, e R$ 9,50 nos domingos e feriados, também acrescida da taxa de embarque. A expectativa da Seinfra é de que cerca de 30 mil pessoas sejam beneficiadas com o serviço.
O prefeito de Madre de Deus Jeferson Andrade afirmou, em entrevista a rádio CBN Salvador que, no ponto de vista turístico, o novo meio de acesso vai dar um ‘incremento de respeito’ para a cidade. O prefeito ressaltou também a importância no ponto de vista administrativo, destacando que trabalhadores e estudantes que precisam se dirigir diariamente para a capital também serão beneficiados com a novidade. Jefferson destacou que a expectativa é de que a linha amplie os horários de funcionamento, e revelou que, até março, o número diário de saídas aumente para seis ou oito horários.
O diretor executivo da Agerba, Eduardo pessôa, destacou que a intenção do órgão é de desenvolver ainda mais o transporte hidroviário na Baía de Todos os Santos, e que a Agerba vai mudar a embarcação que faz o trajeto Itaparica até Salinas, substituindo o barco por catamarã, além de reativar o tradicional trajeto de Maragojipe até Cachoeira e também em São Roque do Paraguaçu.