Vereador Marcelino

Diante da falta de informações referentes à incineração de resíduos tóxicos da empresa Rhodia, do Grupo Solvay, população de Camaçari continua apreensiva e preocupada, O procedimento será executado no Município pela empresa Cetrel Lumina Soluções Ambientais, cujo incinerador está instalado no Polo Industrial.

A Câmara Municipal de Camaçari, aprovou uma Moção de Repúdio, de autoria do vereador Marcelino Filho (PT), direcionada à Rhodia, à Cetrel e ao Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos). Este último, responsável pela concessão da licença para a realização da queima de materiais tóxicos.

Segundo informações da Ascom, a Moção de Repúdio de número 035/2012 se refere aos possíveis riscos e danos que as substâncias possam causar ao meio ambiente e à saúde dos moradores de Camaçari. A alegação é baseada em informações passadas por órgãos ambientais, conforme descrito no documento elaborado pelo vereador. O prefeito Luiz Caetano, solicitou a reavaliação do caso ao Inema e ao Ministério Público da Bahia.

A autorização para a incineração das substâncias classificadas como perigosas foi respaldada pelo Inema e pelos Ministérios Públicos da Bahia e de São Paulo.