Entre o sábado (19/12) e o domingo (20/12), mais de 70 veículos de turismo foram impedidos de entrar no município de Mata de São João, situado na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
A proibição acontece em virtude do decreto municipal vigente que determina, por exemplo, a autorização da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) para que se possa acessar à cidade.
A gestão municipal ressaltou que o documento, publicado na sexta-feira (18/12), integra as medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e estabelece não somente a apresentação de autorização da Agerba, mas também a obrigatoriedade da presença de um guia de turismo, a apresentação de comprovante de pagamento das taxas municipais e a comprovação de reserva de hospedagem e/ou comprovação de agendamento prévio à equipamentos turísticos.
Ainda segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira (21/12), pela prefeitura, os veículos não puderam adentrar em localidades como Praia do Forte e Imbassaí.
No sábado, 34 vans e 12 ônibus foram barrados por agentes da Polícia Municipal. Já no domingo, o número foi menor: 15 vans e 10 ônibus que descumpriram as medidas.
Ademais, os eventos e as atividades com público superior a 200 pessoas continuam proibidos em todo o município, bem como a realização de shows, festas e afins, em espaços públicas ou privadas.