Neste sábado (13), a prefeitura de Mata de São João detalhou mais informações sobre o primeiro óbito de um paciente infectado pelo novo coronavírus (Covid-19). A vítima era um jovem de 24 anos, que tinha Síndrome de Down e leucemia. Ele faleceu na sexta-feira (12), quando o órgão municipal publicou uma nota de pesar. (Veja a nota na íntegra ao final da matéria).

Segundo a gestão municipal, o paciente, que não teve a identidade revelada, estava em estado grave e se tratava no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES-UFBA), também conhecido como Hospital das Clínicas, situado em Salvador. O jovem deu entrada na unidade de saúde desde o dia 19 de maio. No entanto, o teste positivo para o novo coronavírus só saiu no dia 23 do mesmo mês.

Ainda de acordo com a prefeitura, mesmo com todas as evidências de não ter adquirido o vírus no município, o caso é notificado pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) para Mata de São João, tendo em vista que a notificação é baseada nos protocolos do Ministério da Saúde.

O diagnóstico de leucemia também era recente, havia sido feito no Hospital Municipal Doutor Eurico Goulart de Freitas, no dia 5 de maio, conforme salientou a Secretaria de Saúde de Mata de São João. Na ocasião, foi tentada a regulação para tratamento no Hospital das Clínicas, mas a unidade hospitalar não recebeu o paciente, sob a justificativa de estar passando por um surto de contaminação da Covid-19, o que, eventualmente, colocaria essa pessoa em risco direto de contrair o vírus.

A pasta também explicou que, com isso, o paciente permaneceu internado no hospital municipal de Mata de São João até, enfim, ser transferido para o Hospital das Clínicas, no dia 19 de maio.

Casos em Mata

Ainda neste sábado, a prefeitura de Mata de São João divulgou o mais recente balanço epidemiológico na região: 414 casos já foram notificados, sendo que, 330 foram descartados, 71 pacientes testaram positivo e 48 estão recuperados.

Ademais, 21 pessoas infectadas seguem em isolamento domiciliar, 1 em isolamento hospitalar e outros 13 estão em monitoramento pela Rede Municipal de Saúde.

Foto: Reprodução / Prefeitura de Mata de São João

Leia na íntegra a nota de pesar publicada pela prefeitura:

“NOTA DE PESAR

É com profunda tristeza que a Prefeitura de Mata de São João informa o falecimento, nesta sexta-feira, 12 de junho, de uma vítima de Coronavírus.

O paciente, que tratava uma leucemia, estava hospitalizado em Salvador, onde contraiu o vírus e veio a óbito.
A Prefeitura de Mata de São João lamenta a morte e se solidariza com a dor de seus familiares e amigos, e estende suas sinceras condolências. Que Deus conforte seus corações, amenizando a dor e o sofrimento.”.

Reprodução / Prefeitura de Mata de São João

0 0 voto
Article Rating