A maternidade do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, sul do estado, apontou seis casos de microcefalia nos últimos dois meses, segundo a direção da unidade. O número é maior do que o divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que havia confirmado apenas um caso da doença neste ano no município.
Conforme a secretaria, 13 casos de microcefalia haviam sido registrados até o dia 11 deste mês, em todo o estado. Este número é considerado dentro da normalidade.
“Já tem um bom tempo que a gente não via tantas microcefalias juntas. Nos últimos dois meses, a gente viu seis casos”, informou Fabiane Irla Chavéz, diretora do hospital em Itabuna. A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com a circunferência da cabeça menor do que 33 cm.
O Ministério da Saúde decretou situação de emergência em saúde por conta do aumento de casos da doença. A pasta já registrou 399 casos de microcefalia na região Nordeste, até a terça-feira (17). Porém, o ministério aponta apenas oito casos da doença na Bahia, número menor do que o divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.
Camaçari
Procurada pelo jornalismo do Portal Bahia no Ar, a Secretaria de Saúde do município de Camaçari ficou de se posicionar e enviar dados sobre a quantidade de nascidos com microcefalia neste ano.