Uma criança de 10 anos, identificada como R.C.S., teve o atendimento negado no Hospital Geral de Camaçari (HGC), mesmo sendo regulado. O garoto sofreu um grave acidente no bairro Phoc II na última sexta-feira (22) e após os primeiros socorros foi transferido com urgência para unidade hospitalar, no entanto, a família alega negligência da equipe sobre o caso.
O menino estava brincando na praça nos arredores do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) localizado do bairro quando sofreu o grave acidente, resultando em uma lesão peniana. Imediatamente os pais o levaram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que fica no Centro de Atenção à Saúde da Criança, na região.
De prontidão, a equipe médica atendeu a criança e logo conseguiu uma regulação para o HGC, sendo levado de ambulância. Ali foi que o problema começou. Ao invés de ser logo atendido, a criança foi colocada em uma maca no meio do corredor, sem nenhuma assistência e acompanhamento.
Ao ser questionada, a equipe do hospital afirmou que, na verdade, ele não teria sido regulado e, por isso, deveria voltar para a UPA pediátrica, pois no HGC o menino não seria atendido. Revoltados, os pais decidiram levá-lo para o Hospital do Subúrbio, em Salvador.
Lá, segundo informações divulgadas, a criança felizmente foi regulada para o Hospital Geral do Estado (HGE), também na capital baiana, e está sendo atendido de forma eficiente ao caso.
Procurada pelo Bahia no Ar, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) não se pronunciou sobre a denúncia de negligência ocorrida no HGC. O portal reitera que os envolvidos na situação tem espaço amplo para se posicionar perante às acusações.
Menino é transferido para HGC após acidente, mas não é atendido e acaba sendo 'devolvido'
Saiba mais sobre o caso em https://t.co/4USWZov952 pic.twitter.com/zC68j2rOYs
— BAHIA NO AR (@bahianoar) March 23, 2024
LEIA TAMBÉM:
Postos de saúde funcionarão fim de semana para atender sintomas de gripe e dengue
Postos de saúde funcionarão sábado e domingo para atender sintomas de gripe e dengue
Para ampliar o atendimento de usuários sintomáticos gripais ou da dengue, a Secretaria de Saúde de Camaçari abrirá duas unidades de saúde, na Sede do município, neste final de semana. A USF Gleba B abrirá no sábado (23) das 07h às 19h e a UBS Gravatá abrirá sábado e domingo (24) das 07h às 19h.
Importante salientar que este atendimento, de sintomático gripais e da dengue, também ocorre durante os dias da semana em todas as unidades de saúde da Sede e Costa do município por demanda aberta e espontânea. “Antes de ir para uma UPA ou PA esses pacientes devem ser atendidos na unidade de saúde do seu bairro. Pois, mais de 90% delas terão seu caso resolvido lá. Aí, chegando na unidade de saúde e o profissional médico entendendo, após triagem médica, que o paciente precisa de um atendimento com perfil de UPA ou PA ele fará o encaminhamento”, explica o secretário de Saúde, Elias Natan.
KD Luiz o que defende o partido das trevas, regulação obra tamanho G de Gerônimo!
Você deve tá falando isso porque é um patriotario que nem muitos por ai
Com a palavra Caetano o amigo do presidente, do governador, dos senadores, se manifeste, o povo quer lhe ouvir.
Tem que acabar com esse negócio de regulação se o paciente chega no hospital e tem médicos á disposição tem que atender o paciente pois o importante é salvar vidas independente de ser na rede municipal ou estadual
verdade