A proliferação de pombos se tornou um grave e preocupante problema para os moradores do Inocoop, bairro de Camaçari, que denunciam o caso. Tudo por causa de uma moradora, que decidiu alimentar os animais diariamente, tornando a localidade o ponto de infestação.
A revolta dos populares é que esta mulher, que não teve identidade revelada, faz isso três vezes ao dia, como uma espécie de refeição aos bichos, o que aumenta cada vez mais a presença deles nas ruas. Já houve reclamações, porém sem sucesso, já que a autora ignora e continua com o mesmo hábito.
Os residentes do Inocoop solicitam uma iniciativa do poder público, que vise controlar e sanar este sério problema que pode comprometer a saúde de todos. Em relação a isso, o Bahia no Ar solicitou um posicionamento da prefeitura de Camaçari e deixa este espaço aberto caso haja um retorno.
É válido ressaltar que estas aves são um risco à saúde humana, por transmitirem doenças pelas fezes, como infecções bacterianas afetando o aparelho respiratório, digestivo e nervoso. Algumas delas são criptococose (conhecida como doença do pombo), salmonelose, toxoplasmose e até meningite criptocócica.
Além disso, há transtornos causados por este animal, que atingem as vias nasais (nariz) e pulmonares, após os dejetos ficarem secos, o que pode ser algo alarmante para aqueles que tem crianças, idosos e até pessoas com baixa imunidade na família.