O trânsito segue complicado a região da Cidade Baixa, em Salvador, na tarde desta sexta-feira (30). O motivo é o grande fluxo de veículos nas ruas que dão acesso ao terminal marítimo de São Joaquim.
De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), a movimentação de pessoas que buscam fazer a travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica através do termina marítimo é grande. Ainda de acordo com o órgão de trânsito, o fluxo intenso atinge também as regiões próximas ao terminal como Largo do Tanque e Baixa do Fiscal.
Segundo informações divulgadas pela Internacional Travessias, empresa responsável pelo sistema ferry boat, que faz o transporte marítimo. Por volta das 12h, o tempo de espera para embarque de veículos tinha média de duas horas, com cinco embarcações em funcionamento.
Ainda de acordo com a concessionária, para atender a demanda de veículos no terminal São Joaquim, as viagens bate-volta ocorrem desde às 5h da manhã desta sexta-feira. Também foi informado que pedestres não enfrentam fila para embarcar.
O sistema irá funcionar 24h entre esta sexta-feira e o próximo sábado (31), e novamente de segunda-feira (2) para terça-feira (3), de acordo com informações da Internacional Travessias.
Operação feriadão
Há a expectativa de transportar 107 mil passageiros e mais de 20 mil veículos entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, período do feriadão de Finados, como também do Dia do Servidor Público na Bahia. Para atender a alta demanda, a Internacional Marítima, concessionária responsável pelo transporte, infomou que vai utilizar até sete embarcações nas viagens.
Além de atender aos horários regulares, de hora em hora (sexta e sábado, das 5h às 23h30; e no domingo e segunda das 6h às 23h30), viagens extras (bate-volta) irão ocorrer sempre que for necessário, informou a empresa.
Para o período de operação especial, foram disponibilizadas 4.860 vagas da hora marcada, e até início desta semana, mais de 50% já foram comercializadas, com maior procura nos dias 30/10 (no sentido São Joaquim/Bom Despacho) e 2/11 (Bom Despacho/São Joaquim). O serviço ainda possui horários disponíveis, que podem ser verificados no site.
Segundo a Internacional Marítima, viagens extras para hora marcada foram disponibilizadas para as madrugadas de sexta (30) para sábado (31) e também de segunda (2) para terça (3). A administradora do serviço espera atender um público superior em 35% comparado ao mesmo período em 2014, quando 79.380 passageiros e 15.098 veículos fizeram a travessia, que contou com sete ferries na operação.