Uma bebê de apenas 2 meses de idade, de Camaçari, entrou na fila da Regulação Estadual. Internada na UPA Pediátrica do bairro Nova Aliança, a pequena Aurora Wallentina aguardava* desde sexta-feira (19) transferência para um hospital de Salvador.
De acordo com a família da bebê, que mora no bairro Triângulo, ela foi diagnosticada com quadro de pneumonia. Além da dificuldade para respirar, Wallentina também enfrentou a falta de leitos disponíveis para sua transferência e atendimento.
Segundo Winicius, pai da recém-nascida, diante da situação delicada ele cogitou levar a filha para o Hospital Geral de Camaçari (HGC), mas foi informado que a unidade não dispõe de pneumologista.
“A UPA só transfere para hospital que dá todo suporte que a paciente está precisando, que foi o que a coordenação me explicou. Aí estamos aguardando. Me mostraram a tela da Regulação, três hospitais cancelaram por falta de vagas. O Martagão Gesteira recusou porque alegou que estava faltando alguma coisa na descrição dela. Está complicado”, lamentou Winicius, na noite desta terça-feira (23), em conversa com o Bahia no Ar.
A reportagem solicitou nesta noite posicionamento da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) e aguarda resposta.
*Conforme atualização feita pela família ao Bahia no Ar, a bebê foi transferida para o Hospital Martagão Gesteira, por volta das 23h30 desta terça-feira (23), após a publicação no site.