Com a mudança no sistema de classificação para a Copa do Brasil, as equipes tiveram que priorizar os estaduais para garantirem presença na competição nacional em 2024, mas algumas equipes não fizeram de maneira correta o dever de casa, tendo que encontrar outro caminho para estar na competição na próxima temporada.
Sem chances de classificação via estadual, equipes como Vitória, Santos e Botafogo precisam conseguir vaga por outros meios. Outros clubes como Botafogo-PB, Brasiliense, CSA, Guarani, Juventude, Ponte Preta, Santo André também tem que buscar vagas por através de outras competições.
Das 92 vagas disponíveis, 80 serão preenchidas pela distribuição via federações. As outras 12 serão destinadas aos clubes classificados para a Libertadores 2024, e os campeões da Copa Verde, da Copa do Nordeste e da Série B.
As equipes de São Paulo podem garantir presença através da Copa Paulista, porém somente o campeão se classifica. Para outras equipes como Vitória a última chance de garantir participação em 2024 é conquistando o título da Série B.
Santos e Botafogo, que estão na Série A, podem se classificar em caso de título na edição 2023 da Copa do Brasil ou se classificar para a Libertadores via Brasileirão.