O aumento da idade mínima para se aposentar, um dos pontos mais polêmicos da reforma da Previdência proposta pelo atual governo, atingirá diretamente aqueles que têm até 50 anos de idade, segundo jornal O Globo.
Terão direito a uma regra de transição os trabalhadores que tiverem 50 anos ou mais quando a reforma for promulgada. Haverá, no entanto, uma regra específica para quem quiser solicitar o benefício pelas normas atuais: terão de trabalhar por um período adicional.
As linhas gerais da reforma da Previdência foram concluídas em uma reunião entre o presidente interino, Michel Temer, os ministros da área econômica e Eliseu Padilha, ministro da Casa Civil, na última quinta-feira (28). A intenção é que a idade mínima para se aposentar, de 65 anos, passe para 70 anos.
O que também ficou concluído foi que professores e mulheres, que já podem se aposentar, terão uma regra de transição especial, pela qual levarão mais tempo para que os critérios de aposentadoria se igualem ao dos demais trabalhadores.