Os amantes de cerveja têm a oportunidade de experimentar mais de 30 diferentes tipos da bebida nesta 30ª edição da Oktoberfest, inclusive a "melhor cerveja do mundo”. No último dia 27 de setembro, a Bierland Vienna foi premiada no World Beer Awards (WBA), como a melhor cerveja do mundo no estilo Amber/Vienna Lager.
"A gente tem a meta de vender 93 mil litros durante os 18 dias de festa, não tem uma média por dia, já que sexta e sábado a venda é bem maior", diz Eduardo Krueger, sócio-proprietário da Bierland, cervejaria de Blumenau, que oferece este ano seis rótulos de cervejas e cinco tipos de chopes diferentes.
A Bierland Vienna está disponível na versão cerveja e também em chope, novidade neste ano. A bebida possui três tipos de malte de cevada, que lhe dá uma coloração avermelhada, com um teor alcoólico de 5,4%. “Talvez nos últimos dias falte algum tipo de chope. A fabricação leva entre 15 e 30 dias, dependendo do tipo”, afirma Krueger.
Além das bebidas da Brahma, cervejaria oficial da festa, a Oktoberfest tem as marcas artesanais Das Bier, Eisenbahn, Bierland e Wunder Bier, todas da região do Vale do Itajaí. "A partir de 2005 as cervejarias artesanais começaram a participar da festa. Essa entrada teve um impacto muito positivo, com aumento da qualidade e quantidade de pessoas na Oktober".
De acordo com o sócio da cervejaria, juntas, as marcas artesanais representam 50% do consumo de bebida durante todos os dias da festa. "Em primeiro lugar, o blumenauense tem que estar feliz. Com a chegada das cervejas daqui, os moradores pensaram ‘agora a gente tem a nossa cerveja na nossa festa’. É um sucesso até hoje", acredita.
*G1.