OMS afirma que epidemia do coronavírus está controlada no resto do mundo  

Nesta sexta-feira,14, autoridades de Saúde da China revisaram número de mortos

Foto: Aly Song / Reuters

A Organização Mundial da Saúde, OMS, afirmou que a epidemia proporcionada pelo Covid-19,  infecção provocada pelo novo coronavírus, foi controlada no mundo.

Nos últimos dois dias a China fez duas mudanças na contagem dos casos suspeitos e de mortes registrados no país.

Nesta sexta-feira,14, as autoridades de Saúde da China revisaram o número total de mortos. Antes, havia mudado a metodologia dos casos suspeitos, o que elevou a contagem.

Em relação ao número de mortos, a China disse que identificou estatísticas duplicadas na província de Hubei, onde está a cidade de Wuhan, considerada epicentro da epidemia.

O governo de Pequim não revelou mais detalhes sobre o erro. Segundo a Comissão Nacional de Saúde, o número atual de mortes é 1.380, e não 1.483, como divulgado anteriormente.

Já sobre os casos suspeitos, a China anunciou na última quinta-feira, 13, que passou a usar a análise dos médicos em consultório, com apoio de exames de imagem, como radiografia e tomografia, para identificar quais sintomas respiratórios se enquadrariam em Covid-19.

Antes era necessário esperar o resultado de um exame de RNA (ácido ribonucleico) para comprovar a infecção pelo novo coronavírus.

As mudanças ocorrem em meio à decisão do governo chinês de trocar autoridades devido a falhas na resposta ao surto e também em meio à falta de kits de detecção do Covid-19.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*