Uma operação da Polícia Civil, batizada de "Terra Firme", na madrugada desta sexta-feira (8) desencadeou no cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão em cidades da região Centro-sul baiano, além de Itapetinga. O objetivo da ação é tirar de circulação pessoas envolvidas com furtos e roubos e abate clandestino de gado.

A Operação mobilizou delegados, investigadores e escrivães da sede e cidades que englobam a 21ª Coorpin, sob o comando dos delegados Roberto Júnior (Coordenador Regional Interino) e Irineu Alves Andrade (Titular de Macarani), em onze equipes que diligenciaram nas zonas urbanas e rurais de, pelo menos, três municípios da região, totalizando quarenta policiais e outros dez agentes públicos.

A Operação “Terra Firme” faz alusão ao lema de Itapetinga, "Terra Firme, Gado Forte" e ao período de exposição no Parque Juvino Oliveira. De acordo com Dr. Roberto Júnior, o que levou a Polícia Civil a desencadear a referida operação foi o aumento de furto e roubo de gado na região, que tem trazido terror e preocupação aos pecuaristas.

A Operação Terra Firme ainda está em andamento na região. Até o momento já foram presas três pessoas de Itapetinga (empresário e açougueiros), apreendida uma pistola 380 mm, três veículos utilizados no transporte de carne de origem clandestina e de animais abatidos na zona rural, além de mais de 200 quilos de carne de origem clandestina.