Yago Alves, mais conhecido como Yago Cigano, publicou um vídeo nas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (17) falando da reportagem que foi ao ar sobre o caso de Hyara Flor na noite de domingo (16), no Fantástico.
O ponto questionado pelos internautas foi a participação do delegado responsável pelo caso, Moisés Damasceno. Yago afirmou que o delegado respondeu diversas perguntas sobre a morte de sua filha, mas foi divulgada pelo programa apenas um dos questionamentos sobre o suposto feminicídio.
“A gente, no olhar da nossa cultura não vê isso como motivação, mas a cultura cigana é diferente. Eles têm outras tradições e encontram motivações diferentes das nossas. Então, não é impossível que isso realmente tenha acontecido […] Esse monte de boato que estão se circulando na internet causa um risco grande as pessoas que estão foragidas porque pode haver retaliação e a gente fica preocupado com a segurança dessas pessoas para que não aconteça uma tragédia ainda maior”, disse o delegado na parte da reportagem que foi ao ar.
A cigana de 14 anos foi morta com um tiro no pescoço no dia 6 de julho, na cidade de Guaratinga, no extremo sul da Bahia. A bala ficou alojada numa vértebra cervical. O laudo da morte de Hyara é inconclusivo. Ainda não se sabe se o tiro foi intencional ou acidental, mas revelou que a distância da arma e da vítima foi apenas de 25 centímetros. A adolescente que havia se casado há 46 dias morreu por asfixia no próprio sangue.
O suspeito é o marido de Hyara, de 14 anos. A Justiça pediu a apreensão dele. O garoto e parentes dele continuam sem paradeiro.
Assista o esclarecimento publicado por Yago Cigano. Pelos comentários, o usuários da rede social atacaram a rede Globo.