Neste domingo (30), Camaçari receberá o Fogo Simbólico do 2 de Julho, evento histórico que celebra a Independência do Brasil na Bahia e que completa 201 anos este ano. Com o tema “O Caboclo é nosso, é de Camaçari”, esta será a segunda vez que o município receberá a tocha, com uma extensa programação que incluirá atividades culturais, cívicas e esportivas.
A partir das 11h30, o Movimento Percussivo Beira de Rua se apresentará durante a parada do fogo simbólico na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), perto do cruzamento com a Rua Humberto de Campos. Às 12h, começará o Carnaval da Independência, que reunirá apresentações dos grupos Samba Chula Filhos de Oyò, Samba na Praça e D’Resenha.
A cerimônia de abertura está programada para começar às 13h no Paço Municipal da Prefeitura de Camaçari, com a hasteação das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Camaçari, além da execução dos hinos cívicos pela Orquestra 28 de Setembro, que contará com a presença do prefeito Elinaldo Araújo e outras autoridades locais.
O trajeto, que abrange o Recôncavo Norte, terá início em Mata de São João, seguindo para Dias d’Ávila, Camaçari e, finalmente, Lauro de Freitas, de onde seguirá para Simões Filho, fazendo parte do trajeto tradicional. A jornada começa às 10h30 na Via Frontal, localizada no Polo Industrial de Camaçari, e segue para a Rodovia BA-093, que liga Simões Filho, e BA-512, em Monte Gordo.
A chama percorrerá os bairros Santo Antônio e São Vicente, passando pela Avenida 28 de Setembro, Praça Abrantes, Rua Adelina de Sá, Centro Comercial, Praça Desembargador Montenegro, Rua Eixo Urbano Central, Rua do Alecrim, Avenida Luís Eduardo Magalhães e Rua Francisco Drumond, terminando no Paço Municipal. Em seguida, o trajeto segue pela Rua do Contorno do Centro Administrativo, avenidas Jorge Amado e Industrial Urbana, Estrada da Cascalheira (BA-531), Cajazeira de Abrantes e Estrada do Coco (BA-099), terminando próximo às margens do Rio Joanes, no limite com Lauro de Freitas.
No total, 40 indivíduos conduzirão o fogo simbólico. A participação delas foi feita por meio da inscrição realizada pela Secretaria da Cultura (Secult). Além dos inscritos, também participam da condução da tocha do Fogo Simbólico do 2 de Julho em Camaçari atletas do município credenciados pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), além de autoridades municipais.