Considerada um Patrimônio Cultural do município, a Associação Cultural Banda Municipal de Camaçari (Bamuca), completa 47 anos de fundação neste domingo (12). A instituição filantrópica, sem fins lucrativos, foi embrionada a partir da junção das bandas dos colégios Polivalente e São Thomaz de Cantuária, em 1977.
O obetivo do grupo é proporcionar o direito ao lazer e à cultura como instrumentos transformadores, criando e reforçando laços sociais e vínculos afetivos com adolescentes, jovens e adultos, ao contribuir com a formação musical, cultural e de caráter de mais de quatro mil pessoas.
Ao longo da história, a Bamuca ostenta diversos títulos baianos, montagens de espetáculos para teatro, orquestra, percussão erudita, desfiles cívicos, além de participações especiais com diversos artistas nacionais.
A banda contribui com o setor cultural, através da realização de um dos mais importantes eventos do segmento de bandas e fanfarras do estado, o Concurso Intermunicipal de Bandas e Fanfarras de Camaçari (Cinfancam), que em 2023 chegou à 31ª edição.
Pena que o atual prefeito não valoriza né? A julgar pela situação que se encontra a sede da bamuca