A capital baiana lidera como principal destino nacional a ser visitado pelos turistas no pós-pandemia do novo coronavírus (Covid-19), conforme apontou a Pesquisa de Sondagem Turística no Brasil, realizada pelo instituto Qualitest, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através do Prodetur Salvador.
O levantamento, que entrevistou 1,6 mil brasileiros de diversos estados do país, entre 3 e 20 de novembro, foi contratado como parte do plano para uma retomada segura do turismo em Salvador, minimizando os efeitos causados pela Covid-19.
Segundo a pesquisa, depois de Salvador, que aparece com 6,11%, as cidades brasileiras mais procuradas são Maceió (5,09%) e Fortaleza, empatada com o Rio de Janeiro (4,92%).
Na leitura da prefeitura de Salvador, o resultado mostra uma consolidação da capital baiana na lembrança dos brasileiros, tendo em vista que, em outra pesquisa feita em julho deste ano, Salvador também aparecia em primeiro lugar, seguida por Rio de Janeiro e Recife, respectivamente.
Na atual pesquisa os entrevistados foram questionados se já haviam visitado Salvador: 22,3% responderam que ‘Sim’. Destes, 63,5% informaram que pensam em voltar.
Os entrevistados consideraram como principais atributos para visitar a capital baiana os atrativos naturais, como as praias (74,1%) e as atrações históricas/culturais (61,2%).
Outras informações
Do total de entrevistados ouvidos pela pesquisa, 29,3% residem no estado de São Paulo, 25,4% no Rio de Janeiro e 6,2% em Minas Gerais.
Quanto à intenção de viagem após a pandemia da Covid-19, 46,9% garantiram que pretendem viajar, sendo que, destes, 88,5% informaram que pretendem ir para destinos nacionais e 11,5% para um roteiro internacional.
Entre os que escolheram os destinos brasileiros, 12,3% desejam ir para o estado de São Paulo, 12,2% para Bahia e 11,6% para o Rio de Janeiro.
Já entre as pessoas que têm intenção de ir para o exterior, o país mais citado foi o Estados Unidos (31,4%), França e México, empatados com 9,3%.