A diferença entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) diminuiu e chegou a 8%. É o que aponta a pesquisa do PoderData, divulgada nesta quarta-feira (25). Lula tem 43% das intenções de voto para o primeiro turno das eleições presidenciais de outubro, enquanto Bolsonaro tem 35%. Em relação ao último levantamento, realizado na primeira quinzena de maio, o petista variou um ponto percentual para cima, dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais.
A nova pesquisa mostra, ainda, João Doria (PSDB) no páreo. Na segunda-feira (23), o tucano desistiu da pré-candidatura. Ciro Gomes (PDT) tem 5%, seguido por André Janones (Avante) com 3%, Simone Tebet (MDB) – 2%,
João Doria (PSDB) – 1%, Eymael (DC) – 1% e Luciano Bivar (União Brasil) – 1%. Felipe D’Ávila (Novo), Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram. Brancos e Nulos somaram 3%.
Não sabem foram 7%.
A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05638/2022.