A Polícia Federal na Bahia informou nesta quinta-feira (26) que já foi instaurado inquérito policial para apurar as suspeitas de fraude envolvendo o concurso da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ainda conforme a PF, o órgão já está de posse de todas as informações solicitadas e repassadas pela Polícia Civil da Paraíba, responsável pela operação de onde partiram as suspeitas.
No dia do concurso, que está mantido para o domingo (29), a PF manterá policiais nos locais de prova visando coibir a ocorrência de fraudes.
As apurações no estado começaram depois que Universidade Federal da Bahia pediu à PF que investigasse uma informação que vem circulando nos últimos meses sobre uma suposta tentativa de fraude ao concurso com 264 vagas e salários de até R$ 8,3 mil que tem como finalidade contratar servidores técnico-administrativo.
Uma organização criminosa suspeita de fraudar mais de 100 concursos no país, e que está sendo investigada desde março pela polícia da Paraíba, teria a prova da Ufba como alvo. Em dez anos de atuação, o grupo já teria causado prejuízo de mais de R$ 21 milhões.