Camaçari pode seguir os passos de outras cidades brasileiras que proibiram o uso e distribuição de sacos e sacolas plásticas não recicláveis pelos estabelecimentos comerciais do município de Camaçari. Essa é a intenção do Projeto de Lei Nº033/2024, que começou a tramitar na Casa Legislativa após leitura durante a 15ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (04).

De autoria do vereador Elias Natan (PSDB), o projeto também trata da obrigatoriedade de se utilizar as embalagens recicláveis conforme as especificações da ABNT. O proponente usou a tribuna para defender a ação, que é importante para garantir ações efetivas de proteção ao meio ambiente. O parlamentar citou estudos científicos que apontam que 5 trilhões de sacolas plásticas são produzidas por ano, e que cerca de 79% acabam não sendo reciclados e seguem prejudicando o meio ambiente e a vida marítima.

“Há décadas o mundo começou a perceber que é preciso preservar o meio ambiente. O uso das sacolas plásticas está na contramão disso, pois é altamente danosa para a natureza, levando até 200 anos para se decompor. Cerca de 70 países já banem o uso dessas sacolas plásticas e outras ações que podem fazer grande diferença para o nosso futuro. Esses produtos são lançados no meio ambiente e acabam chegando ao mar, impactando de maneira muito prejudicial para o meio ambiente. O número desse material que consegue ser reciclado é muito pequeno em relação às toneladas que são produzidas por ano”, reforçou.

 

 

3 2 votos
Article Rating