A Secretaria da Segurança Pública (SSP) resolveu fazer mais uma mudança no comando policial.
Desta vez, quem sai é o comandante geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas.
A exoneração será publicada no Diário Oficial nos próximos dias, e o mais cotado para assumir o cargo é o coronel Alfredo Castro.
Ontem, ninguém da cúpula da SSP quis comentar o assunto.
A mudança se soma a uma série de modificações na segurança do estado promovida pelo governo desde a troca do titular da SSP, em janeiro, quando César Nunes foi substituído do cargo de secretário para a chegada de Maurício Barbosa.
No começo de fevereiro, Joselito Bispo entregou o cargo de delegado chefe da Polícia Civil para Hélio Jorge; em março, foi promovido um troca-troca dos titulares das delegacias de Salvador e Região Metropolitana e, no começo deste mês, houve mudanças nos comandos de companhias e batalhões da PM em todo o estado.
O coronel Nilton Mascarenhas deixa o comando geral da PM após dois anos e meio à frente da corporação.
Ele assumiu o cargo em agosto de 2008, no lugar do coronel Antônio Jorge Ribeiro de Santana, que foi afastado da corporação após suspeita de envolvimento num esquema fraudulento na compra de viaturas.
O coronel Alfredo Castro ocupa atualmente a Coordenação de Missões Especiais (CME) da PM, responsável pela área de inteligência.
Castro é lotado no 12º Batalhão de Camaçari e já ocupou postos de destaque, como o comando do Batalhão de Choque da PM.
Ainda não se sabe para onde o coronel Mascarenhas será deslocado após a exoneração.
Além dele, as mudanças devem atingir também mais dois integrantes do alto escalão da PM: os coronéis Expedito Barbosa e Sigfried Frazão deixarão a chefia da Casa Militar e a Assistência Militar da Assembleia, respectivamente.
* Fonte: Correio