Após a repercussão da confusão causada antes do jogo entre Vitória e Colo-Colo, a Polícia Militar se pronunciou através de uma nota neste domingo (26).
Em justificativa aos atos causados na frente da Arena Fonte Nova, a corporação afirmou que foi necessário, já que agentes estavam sendo agredidos por torcedores e membros da Torcida Uniformizada Imbatíveis (TUI) – tanto que, mais de 100 deles foram detidos em Periperi horas antes, por atos de vandalismo e agressão na rua e dentro de um ônibus.
Além disso, a PM alegou que a mobilidade e tráfego ao redor do estádio foi bloqueado por organizadas, em mais uma ação irregular que prejudicava a realização da partida.
Porém, depois que o Vitória divulgou nota de repúdio e solicitou medidas cabíveis, a polícia diz que apurará as circunstâncias do fato, para deixar ainda mais esclarecidos ao público.
Confira nota completa:
“A Polícia Militar da Bahia (PMBA) informa que, na tarde de ontem (25), durante a organização do trânsito para a chegada da delegação do Esporte Clube Vitória ao Estádio Fonte Nova, foi necessário o uso proporcional da força policial para restabelecer a ordem, após torcedores de uma torcida organizada obstruírem as vias e desobedecerem orientações da equipe de segurança, prejudicando a mobilidade e impedindo a passagem de ambulâncias.
A PMBA ressalta que sua presença nos estádios tem como objetivo garantir a segurança dos torcedores e a tranquilidade do evento, buscando preservar a ordem e o bem-estar de todos os envolvidos.
O Comando da Corporação determinou a apuração imediata dos fatos para esclarecer as circunstâncias da ocorrência, reafirmando seu compromisso com a legalidade e a transparência. A PMBA não compactua com excessos e deve atuar sempre pautada pela técnica e pelo respeito aos direitos dos cidadãos.”