Para selecionar profissionais que atuam na área junto à Secretaria do Turismo (Setur) e em órgãos correlatos, foi publicado o Edital de Chamamento Público n.º 60/2022, para o curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e Desenvolvimento Sustentável. Para a região da Costa dos Coqueiros, a qual Camaçari está inserida, foram disponibilizadas 40 vagas.

O curso é na modalidade de Ensino a Distância (EAD), com duração mínima de 2 anos e meio. Os encontros presenciais ocorrerão, uma vez por mês, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Camaçari, para todos os municípios da zona turística, que incluem Mata de São João, Jandaíra, Pojuca, Entre Rios, Conde, Lauro de Freitas, Esplanada e Dias d´Ávila.

A seleção será realizada pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-Ba) e os requisitos são: ter ensino médio completo; ser servidor em exercício da Secretaria de Turismo ou órgão correlato na esfera estadual e ou municipal; e ser profissional da área de turismo em exercício.

Estão dentre os objetivos do edital, o atendimento à política nacional de formação de agentes públicos pertencentes aos quadros da administração pública federal, estadual, distrital e municipal, visando a melhoria do serviço público e a demanda de formação voltada para o desenvolvimento econômico e social local/regional.

De acordo com a ementa, o curso de Turismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem carga horária de 1600 horas/aulas e direcionamento para o mercado de trabalho. Desde o primeiro semestre, o cursista se integra em atividades teórico-práticas, que permitem operacionalizar a aprendizagem pautada na aplicação do conhecimento e na criação de inovações, bem como na discussão sobre a distribuição dos resultados da atividade econômica no território. Tem-se, então, como campo de formação para a atuação organizacional, o empreendedorismo, considerando os pressupostos que fundamentam e estruturam a sociedade e as organizações contemporâneas.

O projeto é o resultado de uma parceria entre a UAB e a Setur-Ba, e visa formar profissionais para o trabalho de análise, planejamento e elaboração de projetos sustentáveis, que tenham correlação com atividades turísticas. O edital completo pode ser consultado através deste link.

No total, foram disponibilizadas 200 vagas para as cinco zonas turísticas do estado, que incluem a Baía de Todos-os-Santos, Chapada Diamantina, Vale do São Francisco e Costa do Dendê. O início das aulas está previsto para março de 2023.

0 0 votos
Article Rating