Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), entre janeiro e maio deste ano, houve uma redução de 14% no número de homicídios dolosos ( aquele que há intenção de matar) , em Salvador , se comparado com o mesmo período do ano de 2012.

Nas cidades metropolitanas essa diminuição foi mais positiva – de acordo o levantamento da SSP, esse índice chega a 26,3%, no mesmo período.

A SSP registrou, entre 1º de janeiro e 31 de maio, 649 homicídios dolosos na capital – sendo que em 2012 foram registrados 755 casos no mesmo período. Enquanto que na região metropolitana, o número de casos foi reduzido de 411 para 303.

Porém, cinco das 16 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) de Salvador viram o número de assassinatos crescerem.

A maior área integrada, que está localizada no Nordeste de Amaralina , por exemplo, apesar de contar com três Bases Comunitárias de Segurança, assistiu o número de crimes elevar de 10 para 16.

De acordo Iracema de Jesus, delegada Diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), a justiça conta com o grupo "Guardiões da Vida", possibilitando a identificação do pontos de maior ocorrência criminal.

“Priorizamos a investigação das tentativas de homicídio, diminuindo a sensação de impunidade", disse a Diretora. *Informações do A Tarde.