De acordo com a Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau), que garante o suporte necessário no Camaforró 2023, o posto instalado dentro do espaço Camaçari 2000 apresenta movimentação tranquila.
Na quarta-feira (21/6), primeiro dia do evento, foram realizados apenas 12 atendimentos. Dentre os pacientes atendidos, na primeira noite da festa, 11 tiveram classificação de risco verde, considerada pouco urgente; e uma mulher com quadro de hipertensão grave, que foi transferida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba A, com auxílio de uma ambulância, que está de prontidão no local durante todo período do evento.
Com uma estrutura completa, incluindo 12 leitos, destes, 10 para observação, equipado com macas e poltronas; mais um, para realização de suturas; e outro de classificação vermelha, aparelhado com respirador, monitor multiparamétrico e desfibrilador. O posto de saúde oferece atendimento médico de urgência e emergência nos quatro dias da festa.
No local, 30 servidores da Sesau, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, higienizadores, recepcionistas, entre outros profissionais, estão à disposição da população e de visitantes que curtem os tradicionais festejos. “O que a gente espera, é que ninguém precise dos nossos serviços, mas no caso de necessitar de atendimento, estamos aqui fazer o devido acolhimento”, comentou o secretário Elias Natan.