A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) propôs a impugnação do registro de candidatura de 30 aspirantes ao cargo de deputado sendo que 23 deles estaduais e 7 federais nas eleições de 2014.
Os candidatos alvos da ação de impugnação estão enquadrados na Lei da Ficha Limpa (nº 135/2010). Foram analisados 982 pedidos de registro de candidatura para cargos eletivos majoritários (senador, governador e vice) e proporcionais (deputados federal e estadual).
O motivo principal da maioria dos pedidos de impugnação, foi a rejeição de contas pelos Tribunais de Contas (da União, do Estado e dos Municípios).
Entre os candidatos citados pela PRE, estão os petistas, Luiz Caetano, ex-prefeito de Camaçari e Moema Gramacho, ex-gestora de Lauro de Freitas, ambos aspirantes a Câmara Federal.
O radialista Hérzem Gusmão (PMDB), candidato a deputado estadual também teve candidatura impugnada, por ter sido condenado pelo TRE por ilícito eleitoral.
Na Bahia, a estratégia da PRE é de ampliar, ao máximo, a aplicação da Lei da Ficha Limpa. “Só impugnamos os candidatos que se enquadrem, em tese, nessa lei”, afirmou o procurador Regional Eleitoral José Alfredo de Paula Silva.
Os candidatos citados pela PRE têm sete dias para contestar a decisão.
Redação Bahia no Ar